quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Processo de coaching

Em geral, uma pessoa busca a assessoria de um coach quando necessita de algum tipo de mudança em sua vida. Em geral, são metas que quer atingir, mas não sabe quais os meios para fazê-lo.  É neste ponto que a atuação do coach é fundamental, pois fará com que a pessoa encontre o caminho por si mesma, através de um processo de aprendizagem e autoconhecimento. A primeira etapa é identificar o real objetivo do cliente (coachee).
Ele pode procurar o coach simplesmente porque deseja perder peso ou mudar de emprego. Mas por trás destes desejos pode haver a ânsia por algo muito mais abrangente. Cabe aocoach identificar qual a verdadeira meta de seu cliente. Isto será feito a partir da aplicação de testes de perfil comportamental e mensurando o quanto estes objetivos condizem com os valores da pessoa. Assim, o que era simplesmente o desejo de perder peso, pode ser identificado como a necessidade de melhoria em toda a qualidade de vida do coachee.
coach trabalhará com seu cliente para delinear novas metas. Juntos, irão ainda montar um planejamento para que sejam atingidas. O acompanhamento do desenvolvimento docoachee é feito ao longo de sessões semanais, bastante interativas. O coach pode propor alguns desafios ao cliente de maneira que este ganhe autoconfiança para dar passos mais largos rumo ao cumprimento de suas metas.
No processo, o coach trabalhará ainda para que seu cliente perceba a necessidade da mudança e não perca seu foco. Também serão avaliados os pensamentos limitantes, aqueles que o coachee expressa quando não se sente capaz de cumprir com seus objetivos. Algo como “não sou capaz de fazer isso”, ou “isso não está ao meu alcance”. O coach fará seu cliente perceber que é, sim, capaz de alcançar suas metas.
No final do processo, um relatório de evoluções é dado ao cliente para que ele veja, de maneira objetiva, o que já estará notando de maneira empírica: o quanto sua vida mudou ao longo das sessões de coaching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário