terça-feira, 17 de maio de 2011

Coaching de Relacionamento


O que é Coaching de relacionamento?
Coaching de relacionamento é um processo em que os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que estão vivendo. Ela pode auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta aos trilhos, seja no casamento, no namoro ou no noivado.
O Coaching de relacionamento tem como objetivo descobrir onde as coisas estão indo mal e procurar maneiras de melhorar. Não é uma fórmula mágica que irá “consertar” as coisas, mas um canal para o casal entender melhor suas dificuldades e trabalhar em cima delas.
O coach ajuda os parceiros a identificarem os pontos de conflito dentro da relação e a determinar as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar ou em mudanças individuais. A intenção é que o casal possa alinhar seus valores individuais e objetivo em comum dentro do relacionamento.
No que o Coaching de Relacionamento pode ajudar?
  • melhorar a comunicação
  • identificar objetivos comuns
  • negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação
  • aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento
  • desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso
  • acabar com a competição
  • entender as necessidades do outro
  • superar a infidelidade ou traição
  • melhorar a vida sexual
  • melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal
Leva-se em conta que os problemas de relacionamento podem envolver ou alimentar problemas individuais. Por exemplo, brigas constantes levam a um estado crônico de irritação ou de ansiedade. Já um parceiro constantemente irritado ou ansioso por questões individuais (pressão no trabalho, por exemplo) fica mais predisposto a discussões na relação.
Certas questões individuais que interferem no namoro, noivado ou casamento, como o ciúmes ou parceiros que foram abusados ou sofreram um trauma, por exemplo, requerem sessões individuais além das sessões conjuntas.
Como é na prática?
A primeira sessão com o casal e possivelmente uma com cada parceiro são utilizadas para o coach poder entender o que está acontecendo e conhecer melhor cada um para isso. A partir dessa avaliação inicial é que as sessões se desenvolve. Algumas vezes, um dos membros do casal prefere vir sozinho na primeira vez, o que também pode ser feito.
As sessões são semanais, duram 50 minutos e dentro delas são enfocadas as dificuldades específicas que o casal está enfrentando. Alguns casais que estão passando por uma crise intensa preferem fazer sessões duas vezes por semana.
É comum o coach pedir para o casal realizar tarefas durante a semana (entre uma sessão e outra) para melhorar o relacionamento e modificar comportamentos e pensamentos que o esteja prejudicando.
O coach avalia os dois lados do problema sendo imparcial e respeitando ambos parceiros ajudando-os a buscar soluções conjuntamente.
Não há um tempo certo de terapia, mas tem uma duração mais curta do que a psicoterapia individual.
Para o proceso de coaching acontecer, ambos parceiros devem desejar melhorar a relação e estar revendo suas dificuldades . O andamento das sessões é influenciado pela natureza dos problemas que o casal está enfrentando, pela intensidade e duração das mágoas geradas por eles, pela bagagem emocional e cognitiva de cada um, enfim, por muitas variáveis. É por isso que o comprometimento com a melhora da relação é importante. O casal deve entender que a satisfação no relacionamento compete a ambos.
Diagrama do Relacionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário