quarta-feira, 29 de junho de 2011

Controle Financeiro: uma questão comportamental


Coaching de finanças

A vida passa cada vez mais rápida. Os anos se vão e a complexidade em tratar assuntos delicados cresce na mesma velocidade. Conseguimos dividir a complexidade de nossas vidas em basicamente quatro perspectivas: Carreira/Saúde/Relacionamentos/Finanças.

Por isso, há algumas perguntas que necessitam de uma reflexão, frequentemente, como:

• Estou gerenciando minha carreira da forma certa? Sinto paixão pelo que faço?
• Estou cuidando do meu corpo, que será o meu passaporte para o futuro?
• Estou mantendo aquecidos os meus relacionamentos, aqueles de quem dependo e que dependem de mim?
• Estou tratando meu dinheiro com respeito e cuidando do meu bolso?

Dependendo do resultado dessas respostas, saberemos o quanto equilibrado estamos na vida. Pode acontecer de identificar que nos falta equilíbrio em alguns desses aspectos, e que nessa situação, necessitamos de uma ajuda profissional.

Caso o problema esteja no quesito finanças, existem os trabalhos de coaching (que vêm do inglês - a tradução de coach é técnico), que ajudam as pessoas a identificar quais comportamentos necessitam desenvolver. O coaching é um processo caro e elitista, e para massificar esse conceito, existem ferramentas on-line de coaching, o que cria um novo conceito: o e-coaching.

Uma dessas aplicações é o e-coaching de finanças pessoais, que permite a qualquer pessoa, rapidamente, identificar qual é a realidade de sua situação financeira e a partir daí elaborar o seu plano de ação. Por meio da internet, a pessoa responde a um questionário informando qual é a renda que ela precisa para os seus gastos mensais e quando ela pretende se aposentar.

Com essas informações, a pessoa saberá qual é o valor que precisará acumular para a sua independência financeira e o mais importante, quais as competências financeiras que serão trabalhadas, além de saber se estão em situação de vermelho, amarelo ou verde.

Dependendo da situação financeira da pessoa, o programa identifica qual a competência mais apropriada para o seu desenvolvimento, que são:

Para quem está no vermelho (Cuidado!!)
• Competências a desenvolver: Controle e Equilíbrio Orçamentário/Crédito Inteligente
Para quem está no amarelo (Atenção!!)
• Competências a desenvolver: Controle e Equilíbrio Orçamentário/Metas de Consumo
Para quem está no verde (Muito bem!!)
• Competências a desenvolver: Segurança e Estabilidade Financeira/Investimentos inteligentes

O processo de e-coaching direciona as ações do dia a dia que a pessoa precisa implementar e recebe dicas sobre o seu plano de ação por meio de emails.

Sem dúvida, o processo de crescimento de qualquer pessoa é muito mais de ordem comportamental do que técnica, e é nessa direção que o desenvolvimento é realizado, sensibilizando as pessoas de suas deficiências no trato com o dinheiro e direcionando a implementação de novas atitudes comportamentais. Não se trata de quanto ganhamos por mês, mas sim, de como gastamos nossos recursos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário